Todos os shampoos para cabelos contêm em suas fórmulas vitaminas, proteínas e aminoácidos, mas com o tempo essas substâncias devido ao uso demasiado acabam ficando em excesso no cabelo o que não é benéfico para a boa saúde de seus cabelos.
É importante saber quais as reais necessidades dos seus cabelos na hora da escolha do shampoo ou qualquer outro produto para os cabelos, seja condicionador, cremes, etc. Um fio de cabelo delicado e sensível precisa de fórmulas mais suaves com agentes de limpeza não agressivos, os cabelos mais ressecados por tratamentos químicos, luzes e tinturas necessitam de fórmulas ricas em aminoácidos para a reconstrução da fibra capilar.
Já para o uso diário e também para cabelos oleosos o ideal é usar produtos que controlem a superprodução de sebo no couro cabeludo, veja abaixo algumas dicas para identificar corretamente seu tipo de cabelo e escolher um bom shampoo na hora da compra.
Cabelo normal é um cabelo que tem brilho, movimento e boa elasticidade.
Cabelo oleoso é o cabelo que se passar mais de um dia sem lavar fica extremamente grudado na cabeça e com aparência gordurosa. Note que depois de dois dias é normal o cabelo estar um pouco oleoso ou seja se você ficar cinco dias sem lavar seu cabelo vai estar oleoso com certeza.
Cabelo seco é um cabelo que por ação natural (exposição ao sol, praia, piscina) ou por ações mecânicas (secador, prancha - chapinha), perdeu seu brilho e movimento natural.
Já o cabelo ressecado sofreu agressões externas por químicas em excesso ou pela junção de vários fatores como: alisamento+ prancha + sol + água salgada ou cloro da piscina, entre outros, mas ainda não estão danificados.
E por fim, cabelos danificados são aqueles que depois de ressecado, começaram a quebrar, perdem a elasticidade e não tem mais brilho, com muitas pontas duplas e sem movimento.